Notícias

Produção da ButanVac demanda 20 milhões de ovos

Produção da ButanVac demanda 20 milhões de ovos

Para produzir a nova vacina contra a Covid-19, a ButanVac, o Instituto Butantan já recebeu o primeiro lote de 520 mil ovos. A expectativa é de que sejam fabricadas 1 milhão de doses a partir de cada lote e ter no mínimo 18 milhões de doses prontas já em 15 de junho. Com a perspectiva de produzir 40 milhões de doses neste ano, a demanda pode chegar a 20 milhões de ovos.

Como é realizado o processo:

A primeira etapa é a  ovoscopia, no processo, realizado por meio da aplicação de luz de forma individual,  é avaliado a qualidade do embrião. Na sequência, os ovos passam pela inoculação (introdução do vírus inativado). Os ovos voltam para as incubadoras, ondem ficam por  aproximadamente 72 horas, para que a multiplicação viral possa acontecer. Em seguida, são encaminhados para o resfriamento, onde ocorre a eutanásia do embrião.

Na próxima etapa, colhe-se o líquido alantóico do ovo, onde está concentrado o vírus replicado. Nas etapas de purificação, clarificação e filtração, são retirados componentes como hemácias, proteínas que não são do interesse para a produção e água. Também nesta etapa o vírus é inativado. Em aproximadamente 11 dias o monovalente é finalizado.

Fonte: Canal Rural